6 etapas para conseguir uma Identidade Visual de sonho!

Já se questionou sobre a Identidade Visual da sua empresa? Este é o artigo ideal para si!

Se quer que a sua empresa se destaque no mercado, é necessário saber que a Identidade Visual é um dos principais fatores para o sucesso de qualquer negócio. Afinal, uma boa identidade permite que a empresa se destaque e seja reconhecida pelos clientes. Conhecer os princípios de uma boa Identidade Visual e aplicá-los no seu negócio é o primeiro passo para que outras tarefas possam ser executadas com mais qualidade e tenham um bom resultado!

Importância de uma Identidade Visual

Uma Identidade Visual é o conjunto de elementos gráficos e visuais que comunicam ao público os valores e a missão de uma empresa, produto ou serviço. Ter uma identidade forte atrai visibilidade e relevância, oferecendo a possibilidade da marca se destacar e consolidar no mercado.

Conheça os benefícios que a sua empresa terá ao investir na construção de uma Identidade Visual bem trabalhada:

  • A credibilidade pode ser facilmente alcançada por meio de uma identidade visual. Consiga estabelecer um relacionamento de confiança com o seu público-alvo, trazendo maior crédito à marca e às informações que compartilha;
  • Com uma identidade visual forte e coesa, o seu público vai identificar a sua empresa seja onde for. Será imediatamente reconhecida em diferentes peças, quer online quer offline, por meio de cores, logotipos, símbolos, grafismos e imagens.
  • O esforço na construção de uma marca cria uma imagem profissional. Através da comunicação, do visual e da identidade, é possível posicionar a marca e transmitir determinados aspetos da mesma, como a qualidade de um serviço ou produto.
  • Depois da criação de uma identidade que demonstre os valores da sua empresa, vai conseguir aumentar as suas vendas e, consequentemente, os lucros.

Quais os elementos que constituem uma Identidade Visual?

1. Logotipo

Esta é a base da sua identidade visual. Se a sua empresa não possui um logotipo ou se este não satisfaz as expectativas dos clientes e não causa uma boa impressão perante o público-alvo, deve considerar um rebranding.

Aposte num logotipo que comunique e converse com o público de forma eficaz e espontânea. É importante que este seja fácil de compreender e memorável.

A identidade visual de uma empresa aplica-se em qualquer canal comunicativo da empresa. Logo, para garantir a sua utilização e visibilidade em todas as circunstâncias e nos meios online e offline, por isso deve ter sempre disponíveis todas as versões do seu logotipo – em diferentes formatos, com todas as variações de cor possíveis e nas versões positiva e negativa (a preto e a branco, respetivamente).

2. Tipografia

A combinação de tipografia, seja no logotipo, nos títulos ou nos textos, deve ser cuidadosamente pesquisada e escolhida. A escolha da tipografia deve estar alinhada com a personalidade da sua marca, pois também ela transmite diferentes sensações (uma fonte com serifas é geralmente utilizada por marcas mais clássicas e elegantes, enquanto que uma fonte sem serifas pode transmitir mais modernidade).

3. Cor

As cores que escolhe são tão importantes como o logotipo. São o elemento visual que pode ser mais rapidamente recordado e que, se corretamente aplicado, pode fazer toda a diferença no reconhecimento da sua marca.

É necessário escolher as cores de modo estratégico, porque cada cor é associada a determinados sentimentos – por exemplo, o vermelho é frequentemente relacionado com paixão e energia. Tenha em conta as teorias de psicologia das cores quando escolher ou lhe apresentarem a paleta de cores para o seu negócio:

4. Elementos Gráficos

Pode optar por incluir ícones, padrões ou texturas nos materiais, sendo que estes elementos devem estar sempre alinhados com as sensações que quer transmitir e com a essência do negócio. Este é um toque extra, mas que pode elevar a qualidade dos materiais gráficos da sua empresa.

5. Fotografia

A identidade visual contempla também o estilo de fotografia que deve ser utilizado na comunicação. As fotografias que utiliza devem estar alinhadas com a personalidade da marca e incluir elementos com que o seu público-alvo se relacione facilmente. Os tons da imagem devem também ser ajustados para estarem em harmonia com a paleta de cores definida.

Opte sempre por imagens de alta qualidade e inclua, sempre que possível, elementos humanos. A utilização correta da fotografia torna o website, o blog ou as redes sociais muito mais atrativas.

6. Layout

Diz respeito à organização dos elementos visuais. Pode optar por ter um layout mais minimalista e “direitinho” ou, por outro lado, uma organização mais irregular e irreverente. No entanto, assegure sempre a legibilidade, consistência, hierarquia e espaçamento dos elementos.

As combinações de todos estes elementos constituem a base da Identidade Visual da sua marca. Se precisa de uma nova identidade ou quer fazer um refresh à atual, fale connosco!