Já ouviu falar neste termo, mas não sabe muito bem o que ele significa? Não é um bicho de sete cabeças e é, na verdade, uma ferramenta fundamental no mundo do Marketing Digital!
O que é o SEO?
O SEO (Search Engine Optimization) é, e traduzindo para o português, a Optimização de Motores de Pesquisa.
São muitas as perguntas que algumas empresas colocam: Vale a pena investir em SEO na minha empresa? Para que serve? É assim tão útil?Debate-se muito sobre a importância desta ferramenta de Marketing Digital para o negócio de uma empresa. Muito resumidamente, com o SEO, a sua página ficará melhor posicionada nos resultados de pesquisa dos motores de busca, consoante os termos específicos pesquisados pelos utilizadores. O objetivo é aumentar a visibilidade da sua empresa, o tráfego da página, a possibilidade de monitorização e o aumento de conversões. Se otimizar o seu site para as palavras-chave corretas, que estejam alinhadas com o seu público-alvo, poderá vir a gerar conversões, que é o objetivo final do uso de SEO.
Também não será novidade nenhuma para si que, quando pesquisa por alguma coisa no Google, raramente vai parar à segunda página de pesquisa, certo? Ou melhor, que raramente sai da primeira página de pesquisa? É exatamente nesta lógica que funciona o SEO. Ou seja, é importante melhorar a sua posição nos motores de busca, porque muito dificilmente um utilizador que pesquise por alguma coisa se vai deslocar para a segunda ou terceira página, cingindo-se apenas aos primeiros resultados. Ou seja, o ideal é que apareça logo em primeiro lugar, para que as pessoas cliquem!
O posicionamento de SEO
Sabia que os motores de busca consideram inúmeros parâmetros para analisar e posicionar uma página? Alguns deles são:
- Experiência do utilizador;
- Relevância do conteúdo;
- Autoridade do site e da página – visibilidade de um site/página.
A posição de uma página nos motores de busca pode ser definida através de dois fatores:
- On-Page: esta otimização é interna e engloba o desenvolvimento da qualidade da página e das suas características. É importante que tenha uma boa estrutura de informação definida, um tempo de carregamento de página razoável e uma boa qualidade da mesma.
- Off-Page: ao contrário da On-Page, esta otimização é externa, feita fora do site, e serve para criar ligações que tenham como objetivo fazer os visitantes voltar a visitar o site.
A importância de um bom conteúdo
Não basta ter palavras-chave que acha que vão atrair muitas pessoas ao seu site, é preciso oferecer um conteúdo relevante e útil, que as fará ter confiança na sua empresa e naquilo que está a tentar vender!
É também importante delinear quais os fatores que podem prejudicar o posicionamento da sua página, porque vai querer evitá-los. Tome nota dos principais:
- Número excessivo de links pouco naturais;
- Fraca usabilidade;
- Demasiado tempo a carregar páginas;
- Respostas do servidor incorrectas;
- Conteúdo duplicado dentro do website;
- Keyword stuffing – consiste em carregar palavras-chave ou números com o intuito de manipular a classificação de um site nos resultados de pesquisa do Google. Estas palavras aparecem fora do contexto e não no texto em si. Fazer este tipo de “batota” tem resultados negativos, porque acaba por se transformar numa má experiência para o utilizador e pode prejudicar o posicionamento do seu site. Concentre-se em conteúdo importante e útil, usando palavras-chave dentro do contexto e que sejam adequadas.
- Cloaking – à semelhança do keyword stuffing, é uma técnica para apresentar diferentes URL a usuários e a motores de pesquisa.
Quais as vantagens do SEO?
Com uma boa estratégia de SEO, vai conseguir atrair mais pessoas e posteriormente, poderá aumentar a sua taxa de conversão (lead ou compra). Assim, vai:
- Aumentar as suas vendas;
- Aumentar o número de visualizações da página;
- Aumentar número de Leads.
Dicas para usar o SEO
- Use o WordPress como seu CMS (Content Management System), visto ser um dos mais amigáveis para monitorizar o SEO.
- Certifique-se de que o seu site funciona em dispositivos móveis: hoje em dia, é super importante ter em atenção que os sites têm que estar otimizados tanto para o computador, como para o dispositivo móvel, que pode ser a única forma de alguém ver o seu site.
- Melhore a legibilidade da leitura – ao escrever um texto para o site, faça subtítulos e opte por colocar negritos nas partes mais importantes. No fundo, faça destaques e separações ao longo do texto, para se tornar menos cansativo a sua leitura.
- Use imagens e outro tipo de conteúdo – a acompanhar o texto com outro elemento visual, como um vídeo, uma imagem ou uma infografia, estará a tornar o conteúdo mais atrativo e completo.
- Não tenha medo de fazer conteúdos mais longos – apesar de nem sempre ser a melhor escolha, está provado que os artigos com mais caracteres têm um melhor retorno.
- Apoie o seu texto com links para evidenciar algum facto ou mostrar alguma coisa relevante.
Se quer colocar o seu site nos primeiros lugares do Google, agende um diagnóstico gratuito connosco!
Já está mais esclarecido sobre SEO e as suas vantagens?